sábado, 25 de agosto de 2012

ORIGEM DO SOBRENOME

SILOS - Sobrenome de origem religiosa, tirado de S. Domingos "de Silos", festejado a 20 de dezembro (Anuário Genealógico Latino, V, 64). Antiga família estabelecida no Estado de São Paulo [Silva Leme, IX, 103].

(FONTE: BUENO, Antonio Henrique e BARATA, Carlos de Almeida. Dicionário das Famílias Brasileiras. São Paulo: Litografia Tucano Ltda, 1999).

No Mundo inteiro, existem apenas mais três famílias cuja grafia do sobrenome assemelha-se ao nosso. Todas elas têm como país de origem a Espanha - reforçando, assim, a hipótese de que este apelido (ou suas variações) tenha surgido através de uma longínqua devoção (por parte de um antepassado remoto) ao santo espanhol Domingos de Silos. São elas:

OS SILOS DE REINOSA (SANTANDER, ESPANHA) 
Família espanhola, de origem francesa. A casa solar dos Silos radicou-se nas montanhas, junto à vila de Reinosa, Santander. Foi berço de muitos varões eminentes, entre os quais distinguiu-se dom Rodrigo de Silos, cavaleiro de grande importância e valor, que se destacou em muitas batalhas contra os mouros.

ARMAS - Escudo partido: primeiro em verde, uma torre de prata posta em rochas de mesmo metal; segundo em ouro, um freixo de verde e dois lebréus amarrados ao seu tronco.





OS SILLOS DA ESPANHA

Muitas linhagens com este sobrenome provaram sua nobreza nas Ordens de Santiago, Calatrava, Alcántara e Montesa - corporações criadas para lutar contra os mouros e que cooperavam na Reconquista, assegurando a ordem e protegendo os peregrinos.

ARMAS - Um escudo em campo vermelho, com uma cruz florenciada de ouro.




OS SYLOS DE BITONTO (ITÁLIA) 

Sobrenome de uma família italiana, de origem espanhola, que se estabeleceu em Bitonto (Itália) no ano de 1551. Seus três solares (mansões familiares): Palazzo Sylos Calò, Sylos Vulpano e Sylos Sersale - ainda fazem parte da arquitetura local.


 ARMAS - Dividido em faixas: a primeira de prata com uma cruz de vermelho; a segunda de ouro; a terceira de azul com três conchas de ouro.



OBSERVAÇÃO: Alguns judeus sefarditas (popularmente conhecidos como judeus espanhóis) também adotaram o sobrenome SILOS.

Nenhum comentário: