sábado, 25 de agosto de 2012

BARÃO DA CASA BRANCA

biografia

TENENTE-CORONEL VICENTE FERREIRA DE SILLOS PEREIRA, BARÃO DA CASA BRANCA por decreto imperial de 07 de maio de 1887, filho de Domingos Antônio de Sillos Pereira e de sua mulher Francisca Luísa de Mello, era comerciante em Casa Branca.
Foi batizado em Campanha, MG, no dia 31 de janeiro de 1812, mas, conforme seu testamento, era natural de São João del Rei, onde deve ter nascido cerca de 1809. Faleceu em Casa Branca, em 08 de maio de 1887, com 78 anos de idade.
Teve muitos descendentes de ANTONIA MARIA DE OLIVEIRA, bem como da segunda mulher MARIANA UMBELINA DE PÁDUA LIMA, BARONESA DE CASA BRANCA.
O Imperador D. Pedro II foi hospedado pelo Coronel Vicente Ferreira de Sillos Pereira, nas ocasiões em que esteve em Casa Branca: uma em 1878, inaugurando a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, e outra em 1886.
Vicente Ferreira de Sillos Pereira figura como juiz de paz, na ata das eleições para deputados, datada de 30 de janeiro de 1861, registrada no livro no. 5 de escrituras de Casa Branca.
No "Almanak da Província de São Paulo para 1873", verifica-se que foi primeiro suplente do juiz municipal e de órfãos, bem como Chefe do Estado Maior da Guarda Nacional na cidade de Casa Branca.
Vicente Ferreira de Sillos Pereira era solteiro em outubro de 1832, conforme se verifica no batismo de sua sobrinha Ana Carlota de Freitas, da qual foi padrinho.
Segundo a tradição da família, Antonia Maria de Oliveira teria sido raptada em Sorocaba, para casar com Vicente Ferreira de Sillos Pereira, numa ocasião em que por lá esteve, levando tropas. Do recenseamento de Casa Branca, realizado em 1850, consta que Antonia Maria de Oliveira era natural da Província de São Paulo.
No inventário de Antonia Maria de Oliveira, processado em Casa Branca, verifica-se que ela faleceu em 03 de fevereiro de 1865. O assentamento do seu óbito foi feito no mesmo dia, constando que tinha 55 anos de idade.
A segunda mulher, Mariana Umbelina de Pádua Lima, Baronesa de Casa Branca, faleceu em 23 de março de 1919, e era filha de José Antônio de Pádua e de sua mulher Maria Constança de Jesus, sendo neta paterna de Rafael Antônio de Lima e Mariana Cândida de Oliveira e neta materna de João Caetano de Lima e Cecília Rosa de Jesus, estes últimos, pais do Barão de Mogi-Guaçu.


Barão da Casa Branca
Barão da Casa Branca
(FONTE: BORGES, Marco Antonio. Arquivo Particular)
Barões da Casa Branca
(FONTE: SANTOS, Maria Guiomar de Silos. Arquivo Particular)


Decreto Imperial de Concessão do Título Nobiliárquico de Barão da Casa Branca
 

(FONTE: ISOLDI, Maria Celina Exner Godoy e ISOLDI, Carlos Alberto da Silveira. "A Família Mello de São José do Rio Pardo e Região" in Revista da ASBRAP No. 2. São Paulo: ASBRAP, 1995, pp. 267-331).


Acréscimos pessoais: Mariana Umbelina de Pádua Lima era natural de Nepomuceno, MG, onde foi batizada no dia 23 de dezembro de 1846.
O Barão de Casa Branca está sepultado na Igreja Matriz de Casa Branca, no mesmo jazigo onde fora enterrado seu genro José Caetano de Lima, o Barão de Mogi-Guaçu.
Interessante ressaltar, que Vicente Ferreira de Silos Pereira, faleceu um dia após o decreto que concedeu-lhe o título nobiliárquico de Barão da Casa Branca. Infelizmente, morreu, antes mesmo de saber, que tinha sido agraciado com tal honraria.

20 comentários:

Simone Maria de Andrade Sylos Vaz disse...

Gustavo, recebi há algum tempo atrás a sua pesquisa e pude observar lá que cita a Cidade se Santa Cruz do Rio Pardo, e sou de lá com sobrenome Sylos nessa grafia. Adorei tudo. Parabéns pelo belo trabalho.

Anônimo disse...

Sou da família Noronha alguma filha do barão ou neta causou com um Noronha
Achei isto no site de genealogia preciso olhar pra te falar c mais certeza

Daiane Noronha disse...

Olá minha família é da região de Sorocaba SP meu bisavô contava que a família dele veio Casa Branca MG sou da descendência dos Carlos de Noronha alguém pode me ajudar daianerato@gmail.com

Luiz Gustavo De Sillos disse...

Simone, muito obrigado! Certamente somos parentes bem próximos. Meu avô nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo. Aguardo seu contato.

Unknown disse...

Recebi um contato de um escritório de advocacia ref. ao direito de cidadania através de judeus sefareditadas... Você sabe se procede?

Sou bisneta de Jacy Sillos, filha de Alfredo Anardino Sillos, neta de João Evangelista Sillos e Bisneta do barão Vicente.
Também criei bastante interesse em genealogia, e achei o máximo esse blog.

Unknown disse...

Recebi um contato de um escritório de advocacia ref. ao direito de cidadania através de judeus sefareditadas... Você sabe se procede?

Sou bisneta de Jacy Sillos, filha de Alfredo Anardino Sillos, neta de João Evangelista Sillos e Bisneta do barão Vicente.
Também criei bastante interesse em genealogia, e achei o máximo esse blog.

Thalliny Oliveira
thallinynvallejo@gmail.com

Bere disse...

Estou fazendo pesquisas para a continuação da arvore genealógica de meus avós.
Minha mãe sempre me contava que seu bisavô Vicente Ferreira de Sillos Pereira era o Barão de Casa Branca, pai de sua avó Maria Leopoldina de Sillos , e também me contava que D. Pedro II havia se hospedado em casa de seus bisavós.
Hoje, abrindo a pesquisa sobre meus bisavós, confirmo todas as histórias que minha mãe contava quando eu era criança.
Estou feliz por poder enriquecer nossa história com dados desse belo trabalho. Muito obrigada!

Luiz Gustavo De Sillos disse...

Sim, procede.

Luiz Gustavo De Sillos disse...

Bom, sei que uma filha do Barão casou-se com Astolfo Ribeiro de Noronha. Pode ser por está linha.

Unknown disse...

Que legal ler isso! O barão é bisavô da minha avó, estávamos conversando sobre ele hoje.
Há uns anos fui para Casa Branca na casa de uma amiga minha, e ela disse que era a casa que havia hospedado D Pedro II. Nesse ano, resolvi pesquisar sobre a família e li sobre o barão ter a abrigado o imperador em Casa Branca, e vi que a rua da casa de minha amiga recebe um nome referente ao barão. Desconfio que estive na casa que o bisavô da minha avó morou, anos depois. Muito legal.

Renata Syllos disse...

Olá.
Também sou descendente do Barão de Casa Branca. Meu nome é Renata Mantoan Syllos. Meu pai Renan de Faria Syllos. Avó paterno Joaquim Osias de Syllos. Nosso sobrenome foi sofrendo alterações com o passar dos anos.Meu pai sempre comentava que éramos descendentes do Barão de Casa Branca. Tem a história de um lustre de cristal que me avô achou jogado como como lixo, em alguma casa do Barão . Ele pegou, arrumou é até hoje fica na casa dos meus pais. Valor sentimental. Gostaria muito que pudéssemos fazer nossa árvore genealógica, a partir da morte do Barão. Quero saber minhas origens. Meu pai uma vez contou pq houve a alteração em nosso sobrenome. Meu pai já faleceu . Minha ti, irmã do meu pai é viva, idosa, Vanda de Syllos Rosa, reside em Campinas/SP. Vamos juntar nossas histórias e montar nossa árvore. Dou muito valor para nossas origens . Alguém sabe o que se tornou o patrimônio do Barão? Queria muito conhecer parentes, mesmo que distantes. A família está pequena.

Unknown disse...

Também somos descendentes com o sobrenome syllos.
Meu pai Hernani de Syllos Lima.
Minha avó Hercília de Syllos

Ana Lucia brandão disse...

Fiquei confusa. Afinal quem foi o Barão de Casa Branca? O Cel Honório ou o Vicente? Minha bisavó Adelina foi filha do Cel Honório.

Luiz Gustavo De Sillos disse...

Olá Ana,

O site é claro - o Barão de Casa Branca foi Vicente Ferreira de Sillos Pereira. Honório era apenas filho dele, assim como meu trisavô João. Abc.

Priscylla disse...

Oi Luiz, adorei o blog. Sou bisneta de Sebastiana Nogueira de Lima, filha do Barão de Mogi Guaçu

Douglas disse...

Olá minha avó paterna deve ter sido bisneta ou neta do Barão de Casa Branca, o nome dela é Iria Nogueira de Sylos, o nome do Pai dela é Lincon Sylos, minha avó era casada com Rodolpho Perroni, filho de Germano Perroni e Onorata Santolin Perroni. Minha avó nasceu da Cidade de Brodoski no interior de São Paulo e faleceu em Guarulhos na grande São Paulo

Renata Syllos disse...

TENENTE-CORONEL VICENTE FERREIRA DE SILLOS PEREIRA, BARÃO DA CASA BRANCA

Denys Labonia disse...

Boa tarde, sou da linhagem do Delduque de Syllos, meu bisavô, teve filhos e filhas, e minha avó é uma das filhas, Genoveva de Syllos, mãe da minha mãe. Sabe o que houve com a herança dessa família? Você sabe se essa família refere-se também aquele testamento de mais de 100 anos do Rio Grande do Sul? Atualizei a árvore dos Syllos a partir do Delduque no Family Search.

Luiz Gustavo De Sillos disse...

Olá Denys tudo bem?

Sim, o barão deixou bens, que foram divididos entre seus dezenove filhos. Dado a quantidade de herdeiros, a herança ficou pulverizada.

Meu trisavô João Evangelista de Sillos, tio do Delduque, recebeu uma parte em dinheiro e a outra parte, só depois que fossem vendidas algumas propriedades. O Barão foi inventariado em 1887. Depois eu vejo o que ficou para o Antonio de Andreas (pai do Delduque). Bens:

1) Fazendas Rio Claro e Santa Cruz, no Distrito de Santa Rita do Passa Quatro;
2) terras da Fazenda Ribeirão de São João ou Rio Doce, conforme se
depreende, pelos livros de escrituras de Casa Branca;
3) Tb haviam terras herdades pela 1ª mulher Antônia Maria de Oliveira (que já tinham sido vendidas antes de 1871);
4) Fazenda Várzea Grande, em sociedade com Antônio José de Lima;
5) Cento e trinta alqueires da Fazenda Ribeirão Preto;
6) Quatro alqueires de campos na Fazenda dos Cocais, em Casa Branca;
7) Cento e doze alqueires e meio de terras de cultura na fazenda do Bairro do Jacaré, no córrego denominado Coqueiro, na cidade de Araraquara;
8) Chácara com cafezal formado e benfeitorias, no subúrbio de Casa Branca;
9) Diversos bens móveis;
10) três escravos;
11) 4,9 kg de prata;
12) dezessete facas de cabo do mesmo metal;
13) Fundo de negócio contendo: fazendas, ferragens, armarinho, molhados, louças, calçados,
chapéus, remédios e arreios.

Terras no Rio Grande do Sul? Não faço ideia. Tem uma história que diz que a 1ª mulher era de lá, mas não há provas disso. Se tiver alguma, e puder enviar, agradeço.

Abs.

Denys Labonia disse...

Que bacana, porque minha família não encontrou os bens do Delduque, apenas um terreno em casa branca, no final a mulher dele Maria José aparece sem bens no registro de óbito. Se puder compartilhar essas informações segue meu email: denysmassa@hotmail.com abraços.